Prefeitura de Cachoeiro vai realocar camelôs e reabrir rua do Teatro Rubem Braga

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou um importante passo para a reorganização urbana e a melhoria da mobilidade no Centro da cidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) concluiu um levantamento sobre a atuação de vendedores ambulantes na região central, em ação conjunta com as secretarias de Desenvolvimento Social e da Fazenda. O estudo identificou 25 camelôs, mas apenas 11 se enquadram nos critérios legais para exercer a atividade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Santiago, o levantamento revelou casos que descaracterizam o caráter social do comércio ambulante, como o de trabalhadores com vínculo formal, aposentados e até um ambulante que possui 10 imóveis registrados em seu nome. A medida atende a uma demanda antiga do comércio local e cumpre uma determinação judicial do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que cobra a desobstrução das calçadas e a regularização do uso do espaço público.

A partir desta terça-feira (11), 14 ambulantes serão notificados a desocupar áreas irregulares, enquanto os 11 autorizados serão remanejados para o calçadão da rua César Misse, no bairro Guandu, onde funcionava o antigo Shopping Popular. Com isso, a rua Joaquim Vieira — conhecida como rua do Teatro Rubem Braga — será reaberta ao tráfego de veículos após quase dois anos. A prefeitura destaca que o objetivo é equilibrar mobilidade, legalidade e proteção social, promovendo mais organização e modernização para o Centro de Cachoeiro.

Redação

COMPARTILHE:

Feito por:

© 2025 Vida Capixaba. Todos os direitos reservados.

Siga a gente nas redes sociais

© 2025 Vida Capixaba. Todos os direitos reservados.