Deputado Evair de Melo protocola pedido de impeachment de Lula por escândalo bilionário no INSS

O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) protocolou um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alegando responsabilidade no escândalo de descontos indevidos em benefícios do INSS. A denúncia cita crimes de responsabilidade, conforme a Constituição e a Lei nº 1.079/1950, e solicita, além do impeachment, o afastamento preventivo do presidente e a suspensão de seus direitos políticos por oito anos, caso condenado.

As investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União apontam que cerca de 4,1 milhões de aposentados e pensionistas podem ter sido lesados entre 2019 e 2024, resultando em prejuízo de R$ 6,3 bilhões. Um dos principais alvos é o Sindnapi, presidido por Frei Chico, irmão de Lula, que teria lucrado milhões com os descontos irregulares.

O governo afirma que o esquema teve origem em gestões anteriores, mas o caso ganhou força após a saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi, acusado de ignorar alertas sobre as fraudes. A decisão sobre o andamento do pedido de impeachment caberá ao presidente da Câmara dos Deputados.

Redação

COMPARTILHE:

© 2025 Vida Capixaba. Todos os direitos reservados.

Siga a gente nas redes sociais

© 2025 Vida Capixaba. Todos os direitos reservados.