Na manhã deste sábado, 17 de agosto de 2024, os funcionários do X (antigo Twitter) no Brasil foram surpreendidos com uma reunião de emergência. Durante o encontro, foi comunicado o encerramento das operações da empresa no país e a demissão de toda a equipe local, composta por cerca de 40 pessoas.
A decisão de Elon Musk, proprietário do X, foi motivada por discordâncias com recentes decisões judiciais brasileiras. Entre as exigências estavam a remoção de perfis e posts, além da entrega de dados sobre os usuários da plataforma. Musk afirmou que essas exigências eram formas de censura e que não poderia continuar operando sob tais condições.
Em uma nota oficial, o X confirmou o encerramento das operações no Brasil e divulgou um despacho sigiloso do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ameaçava com prisão o representante legal da empresa caso as ordens judiciais não fossem cumpridas. A rede social, no entanto, continuará acessível aos usuários brasileiros, mesmo sem uma equipe local.