Inmet emite alertas laranja e amarelo para o Espírito Santo nesta quarta-feira (18)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três novos alertas de tempestade e chuvas intensas para o Espírito Santo nesta quarta-feira (18). Os alertas incluem dois de nível amarelo e um de nível laranja, abrangendo diversas regiões do estado.

Alerta Amarelo

Os alertas amarelos, classificados como de “perigo potencial”, são válidos até às 10h desta quinta-feira (19). Eles preveem chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Alerta Laranja

O alerta laranja, de maior severidade, é válido até às 23h59 desta quarta-feira (18) para várias cidades do Sul do Espírito Santo. Este alerta prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Recomendações de Segurança

O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

Cidades em Alerta

Entre as cidades sob alerta estão Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vila Velha.

A população deve ficar atenta às atualizações meteorológicas e seguir as orientações de segurança para minimizar os riscos durante este período de instabilidade climática.

Redação

COMPARTILHE:

© 2025 Vida Capixaba. Todos os direitos reservados.

Siga a gente nas redes sociais

© 2025 Vida Capixaba. Todos os direitos reservados.