Justiça cassa mandato do prefeito de Santa Maria de Jetibá e determina novas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) decidiu, nesta terça-feira (23), pela cassação do mandato do prefeito de Santa Maria de Jetibá, Ronan Zucoloto (PL), e de sua vice, Rosi Borges. A decisão foi tomada por maioria dos votos e determina a realização de uma nova eleição no município.

A ação foi movida por adversários políticos que alegaram abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante o período eleitoral. Segundo a denúncia, Ronan teria se beneficiado de divulgação irregular em redes sociais e outros meios, o que teria desequilibrado a disputa eleitoral de 2020.

Com a cassação confirmada, Ronan Zucoloto e sua vice ficam inelegíveis por oito anos. O TRE-ES agora encaminhará a decisão para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a determinação de novas eleições no município já foi tomada, e o pleito deve ser organizado nos próximos meses.

Enquanto isso, o presidente da Câmara Municipal deverá assumir interinamente a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá até a posse do novo prefeito eleito.

A assessoria de Ronan Zucoloto ainda não se manifestou oficialmente sobre a decisão.

Redação

COMPARTILHE:

© 2025 Vida Capixaba. Todos os direitos reservados.

Siga a gente nas redes sociais

© 2025 Vida Capixaba. Todos os direitos reservados.