Belo Horizonte, 24 de janeiro de 2025 – O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, vai receber nesta sexta-feira (24) o primeiro voo de deportados dos Estados Unidos sob a gestão do presidente republicano Donald Trump. A aeronave, operada pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), trazendo 158 pessoas, das quais 88 são brasileiros.
Este voo marca o início de uma série de medidas rigorosas implementadas pela nova administração americana, que prometeu intensificar a fiscalização e deportação de imigrantes ilegais. Desde sua posse na última segunda-feira (20), Trump tem implementado políticas que impactam diretamente a entrada e permanência de imigrantes nos Estados Unidos.
O Itamaraty informou que este é o segundo voo com deportados registrado neste ano; o primeiro ocorreu em 10 de janeiro, durante o governo do democrata Joe Biden, com 100 pessoas a bordo. A Polícia Federal confirmou que o voo chegou noperíodo da noite e que os deportados foram recebidos conforme as normas de segurança e saúde vigentes.